Blog

Papa Francisco: legado de esperança e inclusão celebrado por católicos LGBT+

A Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+ une-se em oração e gratidão a Deus pela vida e missão do Papa Francisco, falecido no último 21 de abril de 2025. Seu exemplo de simplicidade e humanidade se traduziu no modo de viver e governar: recusando pompas, escolhendo viver em comunidade e não isolado, lavando os pés de pessoas encarceradas, acolhendo migrantes, sentando-se à mesa com os pobres e abrindo espaços de escuta e cuidado a pessoas LGBT+ e suas famílias. Em cada gesto, mostrou que ninguém deve ser excluído do amor de Deus.

Saiba Mais

E a Verdade continua sendo perseguida. Por Pâmela Barbosa

É triste ver que, em nome da “verdade”, ainda hoje cristãos promovem ódio, preconceito e exclusão. No antigo Israel, o Senhor caminhou com o povo para Se deixar conhecer e lhes ensinar sua Palavra por meio da experiência. Mas Israel entendeu que precisava de normas e preceitos para se diferenciar enquanto povo e sobrecarregou os filhos de Deus com uma doutrina do “pode e não pode”.

Saiba Mais

O impossível se faz já. só os milagres ficam para depois!

Oração é a força do cristão católico pois somente com ela é que podemos submeter e coincidir nossa vontade com a vontade de Deus! Sabemos que nem sempre essa complementariedade é possível de se viver de forma plena afinal temos muitos planos e projetos, entretanto o que prevalece sempre no final são os desígnios divinos em uma perspectiva claramente devocional e sobretudo sobrenatural!

Saiba Mais

Constituição da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+

A Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+ é formados por pessoas LGBT+ e aliadas que buscam viver seu batismo na prática pastoral e comunitária, como cristãs e membras plenas da Igreja, enquanto Corpo
Místico de Cristo e como Povo de Deus, comprometidas com os princípios e valores do
Evangelho de Jesus em uma Igreja em saída (Evangelii Gaudium, 26), na construção do Reino de
Deus.

Saiba Mais

Mês da Bíblia: interseção entre cuidado e pessoas LGBT+ na igreja

Muito tem se falado de acolhimento a pessoas LGBT+ no âmbito da Igreja Católica. Ao longo dos anos surgiram grupos de apoio, pastorais e outras tentativas de inclusão dessas pessoas no contexto eclesial. Contudo, ainda é comum ouvir relatos de sentimentos de exclusão e não pertencimento. A atuação de pessoas LGBT+ dentro das igrejas, quando existe, em sua maioria ainda se dá de forma escondida e camuflada, colocando essas pessoas à margem e fazendo com que muitas fiquem pelo caminho.

Saiba Mais