Rede Nacional de Grupos Catolicos LGBT

Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT – Organização Sem Fins Lucrativos

EnglishPortuguese

E-MAIL

redecatolicoslgbt@gmail.com

Blog

Nota da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+ sobre a Declaração Fiducia Supplicans

A Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+ celebra com entusiasmo o avanço contido na declaração doutrinária Fiducia Supplicans, do Dicastério para a Doutrina da Fé, aprovada pelo papa Francisco e publicada nesta segunda-feira (18/12), que reconhece e valida a existência de famílias LGBTQIAPN+ por parte da Igreja Católica. Este é um marco significativo e um passo positivo em direção à visibilidade e aceitação das diversas formas de amor e família presentes em nossa comunidade.

A declaração, ao mencionar a possibilidade de “bênçãos para casais em situações irregulares e casais do mesmo sexo”, ressaltando que não se trata de ritos de matrimônio, reflete uma abertura para reconhecer a dignidade e a validade das relações amorosas formadas por pessoas do mesmo sexo. Para as pessoas católicas LGBTQIAPN+ este é um momento de esperança e alegria.

A Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+ destaca a importância desse gesto de acolhimento, que não apenas representa um progresso em termos de inclusão, mas também reforça a mensagem fundamental de que todas as pessoas, independentemente da orientação sexual ou identidade de gênero, são amadas e valorizadas pela comunidade católica.

Celebramos este passo em direção à aceitação e encorajamos a continuidade desse diálogo construtivo, visando um ambiente mais acolhedor e compassivo para todas as pessoas LGBTQIAPN+ que são parte da Igreja e querem permanecer nela. Este é um momento para celebrar a diversidade e reafirmar o compromisso com a construção de uma Igreja que acolhe a todas as pessoas, independentemente de quem são e quem amam.

Trata-se de um passo significativo da cidadania religiosa plena para pessoas LGBTQIA+ católicas, num cenário em que ainda é possível e desejável avançar muito. Esperamos que a Igreja no Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, e de todos os demais organismos do Povo de Deus, se faça sensível às demandas de inúmeros casais espalhados pelo país, não colocando dificuldades. Além disso, nos colocamos sempre à disposição para oferecer elementos para a realização destas bênçãos nas diversas comunidades e em comunhão, pois é sentadas e sentados juntos à Mesa que vamos construir o Reino de Deus.