Rede Nacional de Grupos Catolicos LGBT

Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT – Organização Sem Fins Lucrativos

EnglishPortuguese

E-MAIL

redecatolicoslgbt@gmail.com

Blog

Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT participa do Seminário Nacional “O Brasil que temos”

A Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT participou como entidade convidada por meio de Luis Rabello, coordenador nacional

Nos dias 1, 2 e 3 de março aconteceu, em Brasília (DF), o Seminário Nacional “O Brasil que temos”. O encontro foi organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB), por meio de suas Pastorais Sociais e dos Movimentos Populares que contribuem na mobilização da 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB).

A Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT participou como entidade convidada por meio de Luis Rabello, coordenador nacional.

O evento teve momentos importantes de debates, celebração eucarística, aprofundamento sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2023, rodas de conversa, entre outros.

As Semanas Sociais Brasileiras são mobilizadas pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast-CNBB). São realizadas de forma coletiva com as Pastorais Sociais, Igrejas Cristãs, no diálogo inter-religioso, Movimentos Populares, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino, na pluralidade cultural e étnica do Brasil. A SSB articula as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas do país, para uma ação Sociotransformadora.

Nesta 6ª edição da SSB – iniciada em 2020 e segue até 2023 – o tema pautado é o “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho e os eixos: Democracia, Economia e Soberania”, e com a proposta da construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos povos”, a partir dos acúmulos das cinco edições anteriores.

Nesse percurso, em 2022, a Rede contribuiu com o mutirão “Vidas LGBTQIA+ por terra, trabalho e teto”, apresentando a vivência das nossas comunidades de Fé.